O que houve com o hacking?

· 3 minutos de leitura

Não sei se é um acaso da idade, mas cada vez vejo menos pessoas se aventurando internamente e intricidamente nos meios da tecnologia. Hoje as pessoas trabalham com a superficialidade do aprendizado, metas, e vendem tempo de sua vida por dinheiro. Pode parecer soar de uma forma velha o meu texto, mas é uma realidade, gostaria eu de estar enganado, mas depois de tanto tempo viver em meio as comunidades nacionais de software livre, ainda me assusto, me deixa pasmo saber que são as mesmas pessoas que antigamente moviam e melhoravam este meio são as que continuam a frente.

O software livre e o software de código aberto, parece ter perdido a graça e louvor dos que antes moviam as massas das pessoas que adentravam a área de tecnologia, interessados em aprender e melhorar. Posso também estar equivocado e este texto apenas transparecer o meu sentimento isolado, seria feliz eu se fosse o caso. Gostaria que fosse feito uma reflexão do panorama no software livre por desenvolvedores brasileiros, apenas pense a 5 anos atrás e hoje. O que houve? Aumentamos o número de usuários mas a qualidade parece ter caído, e menos pessoas significamente influentes no meio apareceram, e outras mais saíram. Não temos como julgar quem saiu, todos precisam de dinheiro, todos tem metas e uma vida fora do mundo cibernético. No entretanto o que ocorreu com os mais novos… ?

Seria culpa da pessoas como eu que poderiam instigar pessoas mais novas, estar desanimados e não contribuir, ou estar influenciando de forma negativa? Seria falta dos instrutores de conseguir instigar estes a aprender e a construir com software livre ? Será que não existe culpa, mas sim uma nova realidade, e o desafio do velho tentar subjugar o novo ? Seria culpa das pessoas novas preferirem recorrer a buscar continuam em ferramentas de Google, em vez de aprender a desenvolver as soluções de seus problemas e isto ser considerado o novo hacking?

É talvez o caso seja o seguinte, o hacking é uma coisa para pessoas novas, para estudantes, e cada vez mais novos e de forma precipitada nossos estudantes precisam virar adultos e largar os reais estudos para manterem suas vidas. Os estudantes parecem cada vez menos motivados a se sentirem desafiados a fazer softwares novos para resolver seus puzzles.

O que posso fazer, ou o que podemos fazer pessoas um pouco mais experientes, e tornar mais interessante este meio e fazer brotar o interesse nos estudantes ainda existentes, o prazer do continuo aprendizado e aprofundamento deste.

Compartilhe seu tempo, construa conhecimento de qualidade, mantenha vivo a essência do real aprendizado. Não seja morto pela sociedade…. Não criei desculpas, não crie culpados para seus problemas, crie soluções pois o hacking essencialmente é a arte de resolver problemas dos mais complicados e simples de forma elegante, utilizando o conhecimento dos processos.

“O tempo é a maior riqueza que temos…”

post2

Blog: https://demoncyber.wordpress.com/