Utilizando atexit com C e Python

Marcos Paulo de Souza
· 3 minutos de leitura
Utilizando atexit com C e Python

Em muitos casos, quando escrevemos programas se faz necessário liberar os recursos que o programa requisitou do sistema operacional. A função atexit existe para este fim. Com ela podemos escrever funções que serão chamados no término do processo, onde é o lugar ideal para liberar os recursos que foram adquiridos pelo processo. Segue abaixo um exemplo da função em C:

Para compilar, basta invocar o gcc: gcc atexit.c -Wall -o atexit Alguns usos do atexit que podemos:
    •  Excluir arquivos ao término do processo.

 

    • Enviar um sinal a outro processo que depende deste que está sendo encerrado.

 

    • Enviar uma mensagem para algum socket informando o término do processo.

 

A função atexit espera uma função como parâmetro, função esta que irá ser invocada, ou “registrada”, no término do processo. Para ser registrada, a função não deve esperar por nenhum parâmetro. A função sempre é chamada quando o processo termina normalmente. Quando o processo é terminado por um signal não tratado, ou utilizando a chamada _exit. Esta última encerra o processo imediatamente, e por isto a chamada do atexit não é efetuada. Outro fator interessante: é possível registrar várias funções com o atexit, mas estas irão ser invocadas na ordem inversa ao qual foram registradas, como mostrado no exemplo. Isto se deve ao fato de algumas implementações irem alocando recursos que dependem de outros recursos. Por exemplo, um programa pode criar um socket, e alocar memória para enviar uma estrutura por este socket. Poderia ser criado uma função para fechar o socket (esta sendo registrada no atexit) e outra função para desalocar a memória (também sendo registrada com o atexit). Pela ordem dos fatos, deveríamos inicialmente desalocar a memória e depois fechar o socket. Pelo simples registro das funções no atexit, esta ordem inversa será respeitada. A função atexit tem a limitação de não poder registrar uma função com parâmetros. Para solucionar este problema foi criada a chamada on_exit. Esta se comporta da mesma forma que a atexit, exceto que a função passada como parâmetro da chamada recebe dois parâmetros, sendo um deles um inteiro como o status final do processo, e o outro é um void * que será passado ao processo quando este for chamado. Seu funcionamento é exatamente o mesmo do atexit e por isto se torna desnecessário mostrar aqui. Agora, mostraremos um exemplo em Python do atexit:

Como podemos ver, o funcionamento é o mesmo. Existem duas diferenças entre o atexit do C e do Python. A primeira diferença é o possível registro do método utilizando o decorator para registrar o método. Neste caso, os primeiros métodos a serem chamados serão o que são registrados explicitamente, utilizando a chamada register. Após estes, serão chamados os métodos que foram registrados utilizando o decorator e também serão executados na ordem inversa do processo de registro. A outra diferença básica é a possibilidade de passarmos parâmetros para a função utilizando o atexit, o que torna desnecessária a existência do on_exit no Python.

Espero que tenham gostado e que este artigo tenha sido bem informativo. Se inscreva em nossos canais nas redes sociais para ter acesso a novos artigos assim que são liberados. Até mais!