Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa)

Confira as novidadades e impressões após algumas semanas de uso

Alexandre Vicenzi
· 4 minutos de leitura

O Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) foi lançado no final de abril, e após algumas semanas de uso, posso dizer que é provavelmente a melhor versão do Ubuntu até hoje.

Ubuntu

Novidades

O Ubuntu 20.04 vem com algumas novidades, sendo elas:

  • Atualizações no tema padrão Yaru
  • Gnome 3.36
  • Modo “Não Perturbe”
  • Kernel 5.4
  • Apenas Python 3
  • Snaps é prioridade
  • Redesign da tela de login e lock

Instalação

Antes do 20.04 eu estava utilizando o 18.04, e resolvi fazer uma instalação do zero para não levar muito lixo de uma versão antiga. A instalação foi muito simples e rápida.

Se você está no 18.04 ou no 19.10, você pode atualizar diretamente para o 20.04, se estiver no 19.04 você precisará primeiro atualizar para o 19.10.

Fazer download do Ubuntu 20.04

Primeiras impressões

A primeira impressão que eu tive em comparação ao 18.04 é que o 20.04 estava mais leve, mais rápido, mas em comparação ao 19.10, que eu tenho em outro PC, a diferença não é tão perceptível.

Outros detalhes que chamam a atenção é o novo visual, que para o meu gosto, algumas coisas ficaram bacanas e outras nem tanto. Certamente o novo visual deixa o Ubuntu com uma cara de atual.

Yaru Theme

Vale ressaltar que algumas das mudanças visuais vieram da nova versão do Gnome, porém o Ubuntu 20.04 vem com um tema customizando do Gnome, chamado Yaru.

O redesign da tela de login e lock é algo que não me agradou muito, as telas estão mais minimalistas, com menos informação.

Tweaks

Tema

Para mim, Gnome tem que ser com tema escuro e para esses e mais alguns ajustes eu gosto de usar o Gnome Tweaks.

Você pode instalar o Gnome Tweaks com o comando:

1
sudo apt install gnome-tweaks

Porém, é necessário instalar o gnome-shell-extensions para ter um tema 100% escuro, caso contrário alguns menus continuarão com o tema claro.

Você pode instalar o Gnome Shell Extensions com o comando:

1
sudo apt install gnome-shell-extensions

E por fim, é necessário instalar a extenção User Themes.

Após tudo instalado, podemos configurar o tema:

Tweaks

O resultado pode ser observado na tela abaixo.

Yaru Theme Dark

Você também pode alterar o tema diretamente em aparências, como mostrado a seguir, porém como mencionado, sem o gnome-shell-extensions nem todos os menus receberão o tema escuro.

Appearence

Relógios

Outra funcionalidade muito útil é o Gnome Clocks, com ele é possível visualizar diferentes fusos, alarmes, entre outros.

Você pode instalar o Gnome Clocks com o comando:

1
sudo apt gnome-clocks

Activities

Por fim, algo que está desabilitado mas que eu faço muito uso é o “Hot Corner”, onde você leva o mouse até o canto superior e o Gnome abre a tela de “Activities”.

Para habilitar é simples, basta ir no Gnome Tweaks > Top Bar e habilitar “Hot Corner”.

Gráficos Nvidia

Outro item que tem melhorado a cada ano é a integração com placas de vídeo da Nvidia, em particular em notebooks, onde a GPU é usada on-demand.

Anteriormente para usar GPU on-demand era necessário o Bumblebee, porém esse projeto não recebe mais atualizações.

No Ubuntu 20.04, eu apenas precisei instalar os drivers da versão 440, selecionar a opção on-demand, e tudo funcionou perfeitamente.

Nvidia

Snaps

A versão 20.04 está focando mais em pacotes via Snap, alguns até sumiram do Apt, ou seja, só é possível instalar o pacote do Snap.

Eu particularmente não gosto disso, eu prefiro ter a opção de escolha, ainda não vi uma mudança similar no Fedora com o Flatpak.

Conclusão

Apesar de ter instalado o Ubuntu 20.04 logo após o lançamento, eu não notei instabilidades ou problemas graves, parece-me uma distro estável.

Comparado ao 18.04, o 20.04 é uma atualização necessária, traz muitos benefícios, em particular, o menor consumo de recursos do sistema. Já em comparação ao 19.10, você notará mais diferenças no visual do que em desempenho.

Está usando Ubuntu 20.04? Deixe um comentário contando sua experiência.