A Tutanota é um serviço de e-mail com sede na Alemanha que oferece criptografia ponta-a-ponta para e-mails, porém após uma decisão judicial a empresa foi obrigada a inserir um mecanismo que permite monitorar a atividade em contas suspeitas, tal prática é conhecida como backdoor.
Um backdoor é uma ameaça a sua segurança e privacidade, sendo assim a Tutanota condena essa prática. Até conseguirem revogar a decisão judicial a Tutanota será obrigada a cumprir a decisão judicial alemã.
Tal mecanismo só pode ser usado/habilitado com decisão judicial e apenas para usuários específicos, tipo um “Grampo telefônico” (o qual no Brasil é regido pela Lei n.º 9.296/96). Essa alteração só deve afetar contas suspeitas e também não deve afetar nenhum e-mail anterior a decisão judicial. Você pode conferir a resposta da Tutanota sobre esse assunto neste comentário no Reddit.
Se você usa o serviço, talvez queira ficar atento nos acontecimentos futuros, começar a usar PGP com mais frequência, ou procurar alternativas.
Referências