Olá pessoal, a alguns dias atrás eu precisei fazer alguns testes usando o QEMU/KVM, e para isso foi necessário o acesso a uma máquina virtual com CentOS utilizando o virsh console. Para isto eu precisei habilitar o ttyS0 tanto no inittab como na linha de inicialização do Kernel no CentOS.
Como primeiro passo iremos editar o arquivo /etc/initab, como root, e adicionar a seguinte linha:
S0:2345:respawn:/sbin/agetty -h -L ttyS0 19200 vt100
E então podemos fechar este arquivo. Após este é necessário adicionar um parametro no kernel para criar o serial console no ttyS0. A versão de Cent OS que estou usando ainda utiliza o Grub legacy, então se você está utilizando uma versão com Grub2, basta encontrar onde é definido mesmo parâmetro e alterar este da mesma forma.
Encontre uma linha como esta:
kernel /vmlinuz-2.6.32-431.el6.x86_64 ro root=/dev/mapper/VolGroup-lv_roo
ot rd_NO_LUKS LANG=en_US.UTF-8 rd_NO_MD rd_LVM_LV=VolGroup/lv_swap SYSFONT=latarr cyrheb-sun16 crashkernel=auto rd_LVM_LV=VolGroup/lv_root KEYBOARDTYPE=pc KEYTABBLE=us rd_NO_DM rhgb quiet
E adicione console=ttyS0,19200n8 no fim desta linha:
kernel /vmlinuz-2.6.32-431.el6.x86_64 ro root=/dev/mapper/VolGroup-lv_roo
ot rd_NO_LUKS LANG=en_US.UTF-8 rd_NO_MD rd_LVM_LV=VolGroup/lv_swap SYSFONT=latarr cyrheb-sun16 crashkernel=auto rd_LVM_LV=VolGroup/lv_root KEYBOARDTYPE=pc KEYTABBLE=us rd_NO_DM rhgb quiet console=ttyS0,19200n8
Então basta fazer um reboot na VM e acessar a máquina pelo virsh console:
virsh console nomevm
A mesma configuração vale também para o RHEL. Caso você tenha algum problema em fazer o serial console do CentOS funcionar com esta explicação, basta perguntar nos comentários do post que podemos verificar o que está acontecendo. Espero ter ajudado!
Eu tentei habilitar a serial console no Fedora 20 utilizando o systemd, mas não obtive exito. Se alguém souber como fazer e quiser postar nos comentários, acho que iria ajudar muitas pessoas além de mim :)
Até mais!
Fonte: http://www.cyberciti.biz/faq/centos-rhel-6-install-serial-console/