Projeto Querido Diário

· 2 minutos de leitura

O Querido Diário é um projeto de código aberto da Open Knowledge Brasil que está usando tecnologia para libertar e centralizar as informações publicadas nos diários oficiais dos municípios, hoje presas em PDFs obscuros e de acesso complicado.

Neste episódio contamos como começou o projeto Querido Diário, qual sua relação com a Open Knowledge Brasil, porque ele é necessário e quais problemas ele resolve. Também abordamos quais as tecnologias usadas no desenvolvimento, quais problemas e dificuldades encontrados durante a coleta dos diários e claro, como contribuir com o projeto e os planos futuros.

Faça uma doação e ajude o projeto através do Catarse.

Converse com o pessoal que faz parte do projeto no Discord ou Telegram.

Escute em uma variedade de locais:

Ou assista a gravação na íntegra:

Participantes

Alexandre Vicenzi

Engenheiro de Software e bacharel em Ciência da Computação. Contribui com software de código aberto há quase 10 anos, além de ser co-fundador do Buteco Tecnológico.

José Guilherme Vanz

Engenheiro de software na SUSE trabalhando atualmente com Kubernetes e containers. Criando e corrigindo bugs em diversos projetos Open Source. ;)

Mário Sérgio

Gerente do Programa de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil. É o atual líder técnico da Operação Serenata de Amor. Ex-presidente da Associação Python Brasil. Em 2016 foi o responsável pela organização da Conferência Python Brasil[12], sediada em Florianópolis-SC. Em 2017 foi nomeado fellow member da Python Software Foundation nos Estados Unidos.

Renne Rocha

Desenvolvedor Python na Zyte (antiga Scrapinghub) há quase 4 anos trabalhando com raspagem de dados. Contribuidor do Querido Diário quase desde o começo do projeto. Co-fundador do hackerspace Laboratório Hacker de Campinas, cervejeiro caseiro e marceneiro amador nas horas vagas.