LibreOffice: A suite office livre

· 2 minutos de leitura

O LibreOffice é uma poderosa suíte de produtividade de escritório com planilha, editor de texto, editor de apresentação e muito mais.

Neste episódio conversamos sobre a história do projeto, quem mantém, como contribuir, sua adoção no Brasil e mundo, as polêmicas recentes e muito mais.

Escute em uma variedade de locais, confira:

Participantes

Alexandre Vicenzi

Engenheiro de Software e bacharel em Ciência da Computação. Contribui com software livre à quase 10 anos, além de ser co-fundador do Buteco Tecnológico.

Jonathan André Schweder

Engenheiro de Software na Amazon Web Services, Bacharel em Ciência da Computação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau com mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de software.

Marcos Paulo de Souza

Engenheiro de Software na SUSE. Bacharel em Ciência da Computação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau e contribuidor de projetos livres e de código aberto. Trabalhando atualmente na SUSE como Enterprise Storage Developer.

Olivier Hallot

Desde 2002 atua em consultoria no segmento de software de código aberto. Foi fundador a ONG BrOffice e atuou como Diretor Financeiro até 2011. Foi tradutor do LibreOffice de 2002 até 2005, retomando a missão de 2007 até hoje. É membro fundador da The Document Foundation (produtora do LibreOffice) e membro eleito de seu Conselho de Administração até 2014. Atuou como Consultor Sênior na implementação do LibreOffice em empresas como Petrobras, Petros, SERPROS, Piraquê, EMGEPRON, AGV Logística, agindo proativamente em diversas frentes de atividades técnicas: aconselhamento, montagem do projeto, treinamento, conversão de macros, montagem de extensões, programação de macros, elaboração de documentação técnica e um grande conhecimento dos problemas de gestão da mudança na migração para LibreOffice. Atua também na programação em C++ do LibreOffice. Ativo participante dos eventos de software livre. É engenheiro eletrônico graduado em 1982 na PUC-RJ, Mestre em engenharia de sistemas pela PUC-RJ e MBA em Oil&Gas na COPPE/UFRJ. Trabalhou 12 anos na IBM e 3 anos na Oracle.