#015 - INPE, Amazonia 1 e a indústria espacial brasileira

Alexandre Vicenzi
· 3 minutos de leitura

INPE, Amazonia 1 e a indústria espacial brasileira

O Amazonia 1 é o primeiro satélite de Observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil e a missão Amazonia irá fornecer dados e imagens de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento especialmente na região amazônica.

Danilo e Fabrício contam os bastidores do projeto Amazonia 1, como ele foi projetado, como será operado, quais dados irá prover para a sociedade brasileira e diversos outros aspectos relacionados ao desenvolvimento de um satélite.

Aprenda também o que é a plataforma multimissão (PMM) e quais as principais vantagens da base de serviço que possui todos os equipamentos necessários para manter o Amazonia 1 em órbita.

E para você que é mais curioso, saiba como são as fases de desenvolvimento de um satélite, como é feito o controle e tolerância a falhas, como é testado, que arquitetura de hardware e software é usada e outras características desse tipo de projeto, tudo com exemplos simples e práticos.

Links mencionados:

Escute em uma variedade de locais:

Ou assista a gravação na íntegra:

Participantes

Alexandre Vicenzi

Engenheiro de Software e bacharel em Ciência da Computação. Contribui com software de código aberto há quase 10 anos, além de ser co-fundador do Buteco Tecnológico.

Danilo Miranda

Danilo Miranda é Engenheiro Aeroespacial pelo ITA e mestre em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Trabalha há 8 anos com o desenvolvimento de satélites na empresa Visiona Tecnologia Espacial S.A, uma joint-venture dos grupos nacionais Embraer Defesa e Telebras.

Participou de processos de absorção de tecnologia para satélites geoestacionários de telecomunicações na ítalo-francesa Thales Alenia Space. Danilo trouxe o framework de software embarcado NASA cFS para o Brasil, com vistas a simplificar e robustecer o desenvolvimento de software de voo nas futuras missões não só da Visiona, mas de vários futuros satélites brasileiros.

Atualmente, é gerente de projeto do microssatélite de sensoriamento remoto e internet das coisas (IoT) VCUB-1, primeiro satélite feito pela iniciativa privada brasileira, com previsão de lançamento para o final de 2021.

Fabrício Kucinskis

Fabrício Kucinskis é Engenheiro de Computação, mestre em Computação Aplicada e doutor em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde vem trabalhando com o desenvolvimento de sistemas computacionais embarcados para satélites há 16 anos.

Participou de processos de transferência de tecnologia em controle de atitude e órbita na empresa argentina INVAP SE e em plataformas para satélites geoestacionários de telecomunicações na ítalo-francesa Thales Alenia Space. É o responsável técnico pelo software aplicativo de supervisão de bordo do satélite Amazonia-1.

Atualmente é Tecnologista Sênior do INPE e chefe da Divisão de Eletrônica Espacial e Computação, da Coordenação-Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais.