Docker e containers

· 2 minutos de leitura

Containers, uma tecnologia que veio para ficar e transformar o mundo de desenvolvimento e operacional (DevOps). E pensar que tudo começou lá nos anos 2000 com o Jails, mas ganhou momento e adoção em massa com o Docker a partir de 2013.

Neste episódio conversamos sobre containers, contando um pouco da história do Docker, problemas que ele resolve, quando faz sentido usar (ou não), diferenças em comparação com máquinas virtuais, containers no Windows, segurança de suas aplicações, banco de dados em containers entre outras dicas.

Escute em uma variedade de locais, confira:

Participantes

Alexandre Vicenzi

Engenheiro de Software e bacharel em Ciência da Computação. Contribui com software de código aberto há quase 10 anos, além de ser co-fundador do Buteco Tecnológico.

Jonathan André Schweder

Engenheiro de Software na Amazon Web Services, Bacharel em Ciência da Computação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau com mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de software.

Andre Pitanga

Trabalha na Red Hat como Solutions Architect, nos Estados Unidos. Ele tem alguma experiência na area de Ops e DevOps, e muitas horas de estrada como consultor técnico. Ele roda Fedora em casa e coleciona jogos de Playstation 1.

Silmar Alberti

Formado em Ciência da Computação e trabalha de Desenvolvedor web na Datafrete em Blumenau, SC. Começou estudar containers para montar seu ambiente de desenvolvimento e hoje é entusiasta da tecnologia.

Patrick Bähr

Engenheiro de software no EBANX, em Curitiba. Estuda containers desde 2017, quando sentiu necessidade de utilizá-los para agilizar o deploy e o build de uma aplicação. Hoje, é apaixonado pela tecnologia. Quando não está subindo containers, está assistindo aos jogos da NFL ou jogando algo na Steam.