Há muito tempo que esperamos ter um bom suporte a jogos no Linux, e em partes isso já é realidade com a Steam e com os muitos jogos que já foram portados. Ainda assim, muito dos jogos AAA ainda precisam de um driver proprietário para poderem ser executados, mas isto pode mudar em breve.
Este artigo mostra quais os drivers do mesa que estão muito próximos de terem suporte a extensões utilizadas pelos jogos mais recentes. Na tabela abaixo estão identificado as extensões OpenGL implementadas, em desenvolvimento e as não implementadas.
NVC0 (nVidia) | radeonsi (AMD) | r600 (AMD) | i965 (Intel) | |
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OpenGL 4.0 | ||||
GL_ARB_gpu_shader_fp64 | OpenGL 4.1 | |||
GL_ARB_vertex_attrib_64bit | ||||
OpenGL 4.2 | ||||
GL_ARB_shader_image_load_store | ||||
GL_ARB_shader_atomic_counters | ||||
OpenGL 4.3 | ||||
GL_ARB_robust_buffer_access_behavior | ||||
GL_ARB_compute_shader | ||||
GL_ARB_framebuffer_no_attachments | ||||
GL_ARB_shader_image_size | ||||
GL_ARB_shader_storage_buffer_object | ||||
GL_ARB_compute_shader |
Vale salientar que, jogos recentes utilizam OpenGL 4.3, 4.4 e 4.5, e desta forma estamos perto de podermos jogar muitos jogos da Steam com os drivers open source. Para consultar o estado de cada driver em relação ao suporte do OpenGL, basta visitar o MesaMatrix.net.