Introdução à Linguagem SQL
Se você trabalha em uma empresa ou é profissional de TI, vai se beneficiar da leitura de Introdução à Linguagem SQL, um guia prático introdutório que ensina a obter e transformar dados com o SQL de maneira significativa. Rapidamente, dominará os aspectos básicos do SQL e aprenderá como criar seus próprios bancos de dados.O livro contém exercícios que vão ajudar o leitor a praticar suas recém descobertas aptidões no uso do SQL sem precisar empregar um ambiente de servidor de banco de dados. Aprenderá também a usar instruções-chave do SQL para encontrar e manipular seus dados, e descobrirá como projetar e gerenciar eficientemente bancos de dados que atendam às suas necessidades.
Introdução à Linguagem SQL ensina também a:
- Explorar bancos de dados relacionais, usando modelos leves e centralizados
- Usar o SQLite e o SQLiteStudio para criar bancos de dados leves em minutos
- Consultar e transformar dados de maneira significativa usando SELECT, WHERE, GROUP BY e ORDER BY
- Associar tabelas para obter uma visualização mais completa dos dados da empresa
- Construir nossas próprias tabelas e bancos de dados centralizados usando princípios de design normalizado
- Gerenciar dados aprendendo como inserir, excluir e atualizar registros
Thomas Nield é analista sênior e desenvolvedor de softwares empresariais no Gerenciamento de receitas da Southwest Airlines. Atualmente ele tem interesse em programação reativa, Java, Kotlin e desenvolvimento de softwares empresariais de nível tático.
Aprenda a programar com Minecraft
Você já derrotou creepers, fez viagens a cavernas profundas e, talvez, até tenha ido ao The End e voltado. Mas por acaso você já transformou uma espada numa varinha mágica? Construiu um palácio num piscar de olhos? Ou criou a sua própria pista de dança com luzes piscando?Com o livro Aprenda a programar com Minecraft você fará tudo isso ao mesmo tempo em que aprende a programar em Python, a linguagem usada por milhões de programadores profissionais e iniciantes.
O livro inicia com lições simples no Python; conforme o leitor adquire conhecimento, aprende a modificar o Minecraft e produzir resultados instantâneos. Com a leitura, crianças, jovens e adultos aprenderão a fazer minigames, duplicar casas, transformar blocos comuns em ouro, viajar de teletransporte, construir pirâmides e florestas, criar passagens secretas, construir blocos raros e muito mais.
O leitor verá o Minecraft sob uma nova perspectiva, aprendendo, ao mesmo tempo, os conceitos básicos de programação. Com Aprenda a programar com Minecraft você não precisará mais passar o dia todo garimpando pedras preciosas ou construindo sua mansão manualmente. Com o poder do Python, esses dias acabaram!
Sobre o autor
Craig Richardson é desenvolvedor de software e professor de Python. Trabalhou para a Fundação Raspberry Pi, foi professor de computação do ensino médio e ministrou muitos workshops sobre programação em Python com Minecraft.