Dica rápida para este processo, trivial do cotidiano de um administrador que pega ambientes dos quais não existem documentações, ou daqueles que como eu se esquecem da senha do root de sua máquina virtualizada… XD
No grub entre no modo de edição da parametrização do boot do kernel que você utiliza. Pressionando “E”.
O modo de edição do grub permite navegar utilizando as teclas de setas, e a hotkey CTRL + E para ir ao final da linha. Procure a linha onde existe a configuração linux16 e no final dela adicione “rd.break enforcing=0”. Conforme a imagem a seguir:
Pressione CTRL + X para bootar no kernel modificado.
Na sequência ele deve iniciar o sistema operacional no modo de quebra, para tentar resolver algum problema que tenha ocorrido no sistema antes dele inicializar ( rd.break ), e desabilitar o SELINUX temporariamente pois não precisamos para fazer esta alteração.
Para melhor exemplificar confira a abaixo imagem com todos os comandos necessários executar para resetar a senha:
No modo de quebra, montamos o disco do nosso sistema no modo de escrita.
# mount -o remount,rw /sysroot
Utilizamos o chroot para alternar as pasta raíz do sistema, para que possamos utilizar dos programas de onde o sistema operacional se encontra instalado no disco.
# chroot /sysroot
A próxima etapa é alterar a senha com o comando passwd.
# passwd
Na sequência remontamos a raiz do sistema no modo de leitura.
# mount -o remount,ro /
Por fim saímos do **chroot ** e do modo rd.break executando duas vezes o comando exit. O sistema em sequência deve carregar o ambiente agora com a nova senha de root.
Referências
- Terminal Menu Editing During Boot - Documentação oficial da Red Hat