O ESP8266 é uma solução para a Internet das Coisas (IoT). Ele não é apenas um módulo WiFi que pode ser conectado ao Arduino, mas sim um System-on-a-chip (SoC). Ou seja, ele é uma solução completa para quem deseja criar um dispositivo que necessite conexão WiFi.
Para fazer esse trabalho, o ESP8266 possui uma memória Flash interna que pode ser utilizada para armazenar arquivos, uma memória interna para o Firmware, uma antena embutida e portas GPIO.
A quantidade de GPIOs varia de acordo com o modelo escolhido. Você pode encontrar modelos com 1 até 10 GPIOs.
Principais características
- Suporte a 802.11 b/g/n
- Wi-Fi Direct (P2P), Soft-AP
- SDIO 2.0, SPI, UART
- STBC, 1x1 MIMO, 2x1 MIMO
- Consumo em Standby menor que 1.0mW (DTIM3)
- Suporte para antenas
- Protocolo TCP/IP embutido
Principais aplicações
- Automação doméstica
- Câmera IP
- Controle via Web de sensores
- Eletrônicos vestíveis
- Localização de dispositivos
Outro item que chama a atenção é a possibilidade de alteração do Firmware padrão AT, por um Firmware Lua ou MicroPython. Ou seja, você programa em Lua, faz upload do seu arquivo e o ESP8266 ficará executando este script, muito similar ao Arduino.
Se minha proposta de TCC for aceita, eu utilizarei este dispositivo como base para o meu projeto. :)
Se você está esperando uma opinião pessoal sobre este módulo, só tenho a dizer que recomendo. Existem inúmeras possibilidades do que pode ser criado com ele. Se você gosta de IoT você precisa de no mínimo 2 desses. Pelo seu baixo custo, mesmo com o dólar em alta, ainda assim é possível comprar vários. Infelizmente no Brasil o preço dele não é justo, além de não existir todos os modelos. Se você costuma comprar coisas da China, você encontra ele por 2 dólares a unidade. No Brasil é vendido a 35 reais.
Nas próximas publicações irei demonstrar como fazer o Flash deste dispositivo e utiliza Lua para sua programação. Se você gostou do ESP8266 não deixe de ficar ligado no nosso blog.